Curso de Filosofia

CORPO, IMAGEM, AFETO: ESPINOSA E OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA ARTE
Curso na Casagaleria com Rogério da Costa

Sobre o curso:

este curso visa apresentar a filosofia de Espinosa a partir de conceitos que possam colaborar nos processos reflexivos do fazer artístico. Nos encontros propostos, serão discutidos, sobretudo, o corpo e seus processos afetivos. O objetivo aqui é levar o artista a refletir sobre a forma como seu próprio corpo se insere na dinâmica criativa, seja ela de ordem plástica, musical, cinematográfica, performativa, de ativismo político etc. O curso terá quatro encontros, que tratarão dos seguintes temas:    

1-    O corpo e sua dinâmica afetiva: apresentação do conceito de corpo, afeto e relações em Espinosa. Introdução à noção de indivíduo como grau de potência único na natureza.
2-    Imagens na percepção e traços no corpo: o conceito de mundo como imagem e a dimensão das afecções do corpo. Relação da percepção com as sensações e traços no corpo.
3-    A memória corporal e a lógica das afecções: a formação da memória do corpo a partir das relações e sua dinâmica afetiva. As lembranças e o inconsciente afetivo do corpo.
4-    Os processos de criação na arte: o olhar artístico e a compreensão de si e do mundo a partir das sensações, sentimentos e emoções.  

Para obter o ingresso para o curso, entre em contato com a Casagaleria: https://linktr.ee/casagaleria_oficial